TAPUV -CL: Tratamento de águas pluviais

tratamiento de aguas pluviales

Tratamento de águas pluviais

Caso seja necessário um tratamento posterior após a coleta e acumulação, são apresentados dois sistemas para o tratamento da águas pluviais dos telhados. O sistema de coleta da água da chuva está desenhado para a utilização de água da chuva tratada para irrigação.

TRATAMENTO ATRAVÉS DE RAIOS UV

O tratamento UV desinfecta a água eliminando microrganismos (vírus, bactérias, etc.). Este sistema tem a vantagem de não utilizar produtos químicos para tratamento.

Recolha e armazenamento da água da chuva

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE COLETA DE ÁGUA DA CHUVA:

A água da chuva, armazenada num depósito de coleta, é bombeada para um segundo depósito de menor capacidade que será utilizado como depósito amortecedor para irrigação subsequente. Na impulsão da bomba, que será utilizada para irrigação (não incluída), será instalado um filtro fino de 25 mícron seguido de um filtro de 5 mícron para remover partículas em suspensão da água e, em seguida, será ligado um sistema de radiação ultravioleta para esterilizar a água. Este sistema garante a qualidade bacteriológica no ponto de utilização.

Se não houver coleta de águas pluviais no depósito amortecedor, o sistema abre uma válvula solenóide de 24V DC para encher parcialmente o tanque amortecedor com água potável.

tratamiento de aguas lluvias
  1. Saída de bomba 1”1/4
  2. Depósito pulmão
  3. Entrada de água da rede através de um E/V de 1″.
  4. Bomba de rega (não incluída)
  5. Filtro fino 25 mícrons
  6. Filtro fino de 5 microns
  7. Esterilizador de U.V.


EQUIPAMENTO INCLUÍDO:

  • Bomba de recuperação de águas pluviais 14 m3/h.
  • Depósito pulmão com bóias e válvula solenóide para entrada de água
  • de rede
  • Filtro fino 25 microns.
  • Filtro fino de 5 microns.
  • Esterilizador Ultravioleta.
  • Painel elétrico

TRATAMENTO POR ADIÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO

A água depositada no tanque de armazenamento de águas pluviais dos telhados é bombeada para um segundo depósito maximizando a captação da água da chuva para uso doméstico.

(*). Durante a bombagem, a água é ligeiramente clorada em linha (1 mg/l).

A partir do segundo depósito a água será bombeada para utilização (bomba não incluída). Na descarga deste sistema de bombeamento será instalado um filtro fino de 25 microns seguido de um filtro de carvão ativo para assegurar que a água é incolor, inodora e sem cloro antes de ser utilizada.
No caso de falta de águas pluviais no depósito pulmão, o sistema abre uma válvula solenóide de 24V DC para carregar parcialmente este com água da rede. A vantagem deste sistema é que o cloro residual permite que a qualidade da água no segundo tanque seja preservada durante um certo período de tempo.

(*) Recomenda-se que a capacidade do segundo depósito seja semelhante ao volume utilizado por período/ciclo de irrigação. Por exemplo: volume utilizado correspondente a um bombeamento de 5-15 minutos.

tratamiento de agua pluvial
  1. Bomba 1”1/4
  2. Bomba doseadora Hipoclorito de sódio
  3. Depósito pulmão
  4. Entrada de água da rede 1″ através de um E/V
  5. Bomba de irrigação (não incluída)
  6. Filtro fino 25 mícrons
  7. Filtro de carvão ativado

Contacte-nos

    Particular ou empresa

    Empresa